segunda-feira, julho 19, 2004

Olha-me no olho

Quantas vezes já não ouvimos a expressão "Olha-me nos olhos e diz-me a verdade"? Ora hoje à tarde, durante o estudo, constatei com assaz sagacidade que é impossível olhar uma pessoa nos olhos - apenas se consegue focar um só. E qual dos olhos deverá ser focado? O direito ou o esquerdo? Eu já dei por mim a olhar num dos olhos de uma pessoa enquanto ela me falava, e não parava de saltar do olho esquerdo para o direito (e vice-versa) sem saber qual fixar.
Há a possibilidade de olhar para a cana do nariz do orador, mas qualquer pessoa que esteja a conversar comigo pensará imediatamente que estou a "olhar para o ontem" (esta expressão fica para outro post) e que nem estou sequer a ouvir a conversa. No caso da pessoa ser vesga, aí é simples: basta ver qual o olho que nos fita. Agora nos outros casos... se houvesse um terceiro olho na testa a questão era simples de resolver.
A expressão deverá portanto ser remodelada e, de hoje em diante, dir-se-á: "Olha-me num dos olhos e diz-me a verdade".

Sem comentários: