sexta-feira, dezembro 23, 2011

segunda-feira, dezembro 19, 2011

A diferença entre as cozinhas Asiática e Ocidental

A revista Nature publicou um paper muito interessante que resolve um problema simples mas muito... saboroso: porque é que as comidas asiática e ocidental têm sabores tão diferentes? Depois de analisar 56.498 receitas, a resposta está na forma como se combinaram 381 ingredientes.

Segundo o estudo, as cozinhas ocidentais tendem a combinar ingredientes com os mesmos componentes aromáticos; as cozinhas asiáticas fazem exactamente o contrário - quanto mais sabores forem partilhados por dois ingredientes, menos provável é encontrá-los na mesma receita.

Esta hipótese de combinação de ingredientes tem sido usada para explorar novas receitas nos restaurantes ocidentais, o que levou, por exemplo, a combinar chocolate branco e caviar, que contêm ambos trimetilamina, ou chocolate e queijo azul, que partilham mais de 73 compostos aromáticos.

O gráfico seguinte mostra o eixo principal da rede de sabores. Cada nó simboliza um ingrediente, a cor do nó indica a categoria de alimentos, e a dimensão do nó reflete a prevalência do ingrediente nas receitas estudadas. Dois ingredientes estão ligados se partilham um número significativo de compostos aromáticos, e a espessura da ligação representa o número de compostos aromáticos idênticos entre os dois ingredientes.



Mais informações aqui.

terça-feira, dezembro 13, 2011

Dúvida do dia


Para que lado bocejamos?

terça-feira, dezembro 06, 2011

Que paciência...

E que beleza de obra também!

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Como a música viaja

Sendo eu um buff de história(s), a origem da música sempre me fascinou. No fundo, esta forma de arte não é mais do que uma ramificação da nossa comunicação oral - mas com muito mais engenho envolvido.
A Thomson fez um infográfico animado sobre como é que a música viaja através dos continentes e influencia a emergência de novos estilos.



Não é exaustivo (especialmente no que toca às raízes da música europeia e do médio oriente) mas é interessante para perceber as influências cruzadas entre os estilos mais recentes.

sexta-feira, dezembro 02, 2011

25 maneiras de usar um lenço

Dedicado às leitoras do blog:



(Leitoras... HA!)